out 5, 2667 dias ago

A importância da hidratação na atividade física

A importância da hidratação na atividade física

Olá! Meu nome é Cinthia Maciel e sou quase uma nutricionista (quase mesmo, me formo em 2 meses) , sou nutricionista formada pela UFSC e a partir de agora farei parte da equipe Progression. Abordarei semanalmente sobre “Alimentação X Atividade física”, dupla que quando bem orientada garante o sucesso do atleta.

E pra começar, você sabe a importância da hidratação para um atleta ou praticante de atividade física? Beber água é extremamente importe! A água compõe cerca de 70% do corpo e é responsável por regular a temperatura do organismo, transportar nutrientes, eliminação de impurezas, entre muitas outras funções importantes. A falta dela ou desidratação pode comprometer o desempenho do atleta, causando sintomas indesejáveis, como fadiga, tontura, dor de cabeça e perda de equilíbrio. Vale lembrar que quando sentimos sede, este é um alarme atrasado do corpo, ou seja, está avisando que o organismo está desidratando. Não deixe para beber água somente quando sentir sede, fica a dica!

Mas e os praticantes de atividade física, quando devem se hidratar? A resposta é: ANTES, DURANTE e APÓS a prática de exercícios físicos! Se uma pessoa sedentária deve ingerir em média 2 litros de água por dia, o consumo dos atletas deve ser maior, afinal a perda de água através do suor é de 0,5 a 2,5 litros por hora, de acordo com a intensidade do exercício. Recomenda-se que o consumo durante o exercício seja entre 150 e 350mL a cada 15 ou 20 minutos.

Cada pessoa tem uma necessidade específica de ingestão hídrica, afinal varia de acordo com o sexo, idade, composição corporal, tempo e intensidade do exercício, entre outros fatores. Uma boa avaliação fará com que o atleta mantenha-se hidratado e com desempenho máximo durante a prática desportista. E agora, garrafinha abastecida e “mãos à obra”!

 

Por Cinthia Cabral Maciel – Nutricionista CRN 3991

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