out 19, 1884 dias ago

Alimentação pós-treino

Alimentação pós-treino

Olá, pessoal! Depois das dicas de alimentação pré-treino, falarei um pouquinho sobre o pós-treino, que também é muito importante, pois é o momento em que os músculos estão se recuperando das lesões causadas durante o exercício.

Para essa fase de recuperação muscular, as proteínas são essenciais, já que são os nutrientes responsáveis pela construção das células do corpo. Mas será que só devemos ingerir proteínas depois de treinar? A resposta é NÃO! O consumo de proteína deve ser acompanhado de carboidratos, na proporção de 1:2, ou seja, 1g de proteína para cada 2g de carboidrato. A proporção deve ser respeitada, para que o organismo recupere a energia gasta durante o treino, sem precisar recorrer aos músculos (prevenindo a perda de massa magra).

Exemplos de refeições pós-treino: sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo; iogurte com granola ou aveia ou linhaça ou cereal matinal; batida de leite desnatado com banana, mamão e aveia; salada de frutas com iogurte e granola; arroz ou batata, carne (frango, boi, peixe ou suíno) grelhada e salada; macarrão à bolonhesa; arroz e omelete com legumes.

O consumo de proteínas muitas vezes é superestimado pelos praticantes de atividade física, com o objetivo de hipertrofia muscular. A ingestão proteica adequada favorece esse processo, o que faz com que muitas pessoas acabem exagerando no consumo, e isso pode ser muito maléfico! Mas isso é assunto pra outro post…

 

Por Cinthia Cabral Maciel – Nutricionista CRN 3991

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