out 29, 1874 dias ago

Consumo de gordura X Atividade física

Consumo de gordura X Atividade física

Muito é falado sobre a ingestão de carboidratos e proteínas na nutrição esportiva, mas e a gordura (lipídios), como deve ser consumida? É comum atletas e praticantes de atividade física sem acompanhamento nutricional aderirem a dietas radicais, ricas em proteínas, o que pode trazer impactos negativos à saúde e desempenho físico. Para obter resultados positivos, a dieta deve ser balanceada, contento todos os nutrientes em quantidades adequadas para cada indivíduo.

Depois dos carboidratos, os lipídios são a principal fonte de energia durante o exercício, sendo a sua utilização mais acentuada durante os exercícios prolongados e de intensidade moderada. Além disso, as gorduras são responsáveis pela reserva de energia, transporte de vitaminas (A, D, E e K), composição de hormônios, entre outras funções. O total consumido dever ser entre 20 e 30% do valor energético total, recomendação semelhante à de pessoas não praticantes de exercício físico regularmente. Outra recomendação para atletas é de 1g de lipídios/kg corporal.

O tipo de gordura consumido também é muito importante, pois existem as saturadas e o colesterol (gordura de origem animal, margarina, óleo de côco), que quando consumidos em excesso podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Dê preferência às fontes de lipídios mono e poliinsaturados como: óleo vegetal (soja, girassol, oliva, milho), peixes, gema de ovo, sementes e oleaginosas (nozes, castanha).

Algumas categorias esportivas adotam dietas pobre ou rica em gordura, mas muitos estudos científicos comprovam que esta prática não traz benefícios à saúde nem à performance atlética. Sendo assim, as orientações nutricionais são essenciais para os atletas, visando uma dieta adequada e balanceada nutricionalmente, com teores de lipídios dentro do recomendado. Vale lembrar que cada indivíduo é único, e a dieta pode variar de acordo com esporte praticado, frequência e intensidade.

 

Por Cinthia Cabral Maciel – Nutricionista CRN 3991

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