fev 7, 1717 dias ago

Tudo o que você precisa saber sobre “whey protein”

Tudo o que você precisa saber sobre “whey protein”

O famoso whey protein nada mais é que a proteína do soro do leite, extraída da porção aquosa, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Durante décadas, essa parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas. O whey possui alto valor nutricional, conferido pela presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais (aqueles que nosso organismo não produz).

Esse suplemento alimentar é muito utilizado entre os praticantes de atividade física, principalmente musculação, e atletas. Sabe-se que os exercícios físicos, especialmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, a nutrição exerce papel fundamental nesse processo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários.

A ingestão de proteína ou aminoácidos, após exercícios físicos, favorece a recuperação e a síntese protéica muscular. Além disso, quanto menor o intervalo entre o término do exercício e a ingestão protéica, melhor será a resposta ao exercício. Os autores mostraram que o consumo protéico associado a carboidratos pós-treino resultou em aumento da síntese protéica muscular nos períodos de 1 a 2 horas após o treino, os quais coincidem com os picos de síntese e catabolismo protéico muscular nas condições de repouso (pós-treino).

O conceito de proteínas com diferentes velocidades de absorção tem sido, recentemente, utilizado por profissionais e cientistas que trabalham com desempenho físico. Estudos demonstram que as proteínas do soro são absorvidas mais rapidamente que outras, como a caseína, por exemplo. Essa rápida absorção faz com que as concentrações plasmáticas de muitos aminoácidos, atinjam altos valores logo após a sua ingestão. Pode-se, dessa forma, hipotetizar que, se essa ingestão fosse realizada após uma sessão de exercícios, as proteínas do soro seriam mais eficientes no desencadeamento do processo de síntese protéica. Além de aumentar as concentrações plasmáticas de aminoácidos, a ingestão de soluções contendo as proteínas do soro aumenta, significativamente, a concentração de insulina no sangue, o que favorece a captação de aminoácidos para o interior da célula muscular, otimizando a síntese e reduzindo o catabolismo protéico (perda de massa magra).

Vários trabalhos têm mostrado ainda que as proteínas do soro favorecem o processo de redução da gordura corporal, por meio de mecanismos associados ao cálcio, e por apresentar altas concentrações de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada).

Progression Personal

Publicidade: Progression Personal

Além das vantagens citadas, as proteínas do soro poderiam oferecer uma vantagem sobre o leite como fonte de cálcio, em pessoas intolerantes à lactose, uma vez que grande parte dos suplementos à base de proteínas do soro é praticamente isenta de lactose, e pelo fato de essa proteína apresentar percentual de gordura menor que 2%.

Consumir suplementos nutricionais com o objetivo de melhorar o desempenho, aumentar a massa muscular, entre outros motivos, tornou-se hábito entre praticantes de atividades físicas em academias, com ênfase para os praticantes de musculação. Acontece que nem sempre se procura profissionais da área de nutrição para orientação e acompanhamento, sendo que o mais comum são indicações variadas, ou mesmo a simples procura na internet ou em lojas de suplementos. Se esta prática é decidida e feita por conta própria, os consumidores não levam em conta as possibilidades, por exemplo, do aparecimento de problemas hepáticos e renais.

A falta de informação e a influência de produtos “mágicos” que prometem maior rendimento levam a um extremismo dietético prejudicial ao treinamento e aos resultados esperados pelos praticantes de musculação. Consulte um nutricionista antes de iniciar qualquer suplementação!

Confira algumas receitas com Whey Protein para ampliar seu cardápio. ;)

 

 

Por Cinthia Cabral Maciel – Nutricionista CRN10/3991

Share "Tudo o que você precisa saber sobre “whey protein”" via

More in Blog
mar 6, 1689 dias ago

A mobilidade que todo atleta precisa

A mobilidade que todo atleta precisaEstar sempre plugado e sem importar quando e onde é o maior desejo da maioria das pessoas e até mesmo na hora do treino isso agora também é possível, afinal com o Progression Personal você confere seus treinos direto do seu smartphone.

Read   Comments are off
mar 4, 1692 dias ago

Quer Correr mais Rápido? Saiba Como!

Quer Correr mais Rápido? Saiba Como!Confira algumas dicas de como melhorar as suas corridas e como até mesmo diminuir seus tempos.

Read   Comments are off
mar 1, 1695 dias ago

Índice glicêmico: importante aliado nos treinos

Índice glicêmico: importante aliado nos treinosEntenda o que é índice glicêmico dos carboidratos e como ele pode influenciar no desempenho do atleta.

Read   Comments are off